Conheça os desafios que a ONE4Tech soluciona pra você

Hoje em dia já é impossível pensar em avanços tecnológicos dissociados de ganhos na produtividade do trabalho. Prova maior disso são as revoluções industriais, que divididas em três fases, representam diferentes estágios do desenvolvimento tecnológico que propiciaram avanços nunca antes vistos na produção de forma geral.

A primeira revolução industrial trouxe o advento da máquina a vapor, fundamental para transformações de matéria-prima em larga escala. A segunda revolução industrial gerou o fordismo, que permitiu a produção em massa de bens de consumo. Na terceira revolução industrial, temos os avanços tecnológicos da era informacional com o desenvolvimento da informática, que permitiu um avanço substancial na produtividade do trabalho com o mundo digitalizado.

Na atualidade, estamos presenciando a quarta revolução industrial, a era informacional e da automação, que com tecnologias como a internet das coisas (IoT), inteligência artificial, automação robótica de processos e afins vêm reformulando os paradigmas de produtividade em empresas por todo o mundo.

Porém, uma época de grandes transformações não vem desacompanhada por desafios que se colocam no presente, já que todas as revoluções industriais supracitadas têm como elemento comum reconfigurações estratégicas na organização do modo de produção, reestruturação de postos de trabalho e o atingimento de novos patamares produtivos e técnicos.

Desafios na era digital

A época da informação, digitalização e automação de processos, é também a época onde o tempo ganha um novo significado. Em um mundo amplamente conectado e dinâmico, se manter competitivo no mercado requer uma atualização constante com relação às novas tecnologias que podem trazer um aumento de produtividade para o negócio.

Pensando nisso, a ONE4Tech desenvolveu uma solução que tem como principal função economizar tempo de pessoas e empresas: a Automação Robótica de Processos. Centrado no uso de robôs virtuais capazes de realizar automaticamente qualquer tarefa padronizável e repetitiva, a tecnologia RPA libera pessoas colaboradoras da realização de atividades mecânicas, permitindo o direcionamento estratégico de pessoas para atividades que requerem de fato inteligência humana.

Para implementar a tecnologia RPA em uma rotina de trabalho, é necessário conhecer melhor quais atividades podem ser padronizadas com o uso de robôs. Em qualquer local de trabalho onde as tarefas do cotidiano passam pelo mundo digital, atividades padronizáveis são comuns à rotina, vamos conhecer algumas delas.

RPA para cadastro de fornecedores e clientes
Quem utiliza sistemas de compras, principalmente no comércio varejista, sabe como a atividade de cadastrar fornecedores e clientes no sistema ERP e outros softwares de gestão empresarial. A atividade envolve ainda validação de dados em sites como SERASA, Receita Federal e Simples Nacional, que podem ocupar uma boa quantidade de tempo em diversos setores de uma empresa, desde o jurídico ao contábil.

Mesmo sendo um processo de simples execução, passa por diversas etapas que realizadas manualmente consomem tempo de execução e integração entre diversas áreas. Além disso, um erro em alguma dessas etapas pode afetar o trabalho como um todo, tomando ainda mais tempo das áreas envolvidas no processo.

A tecnologia RPA, nesse caso, poderá ser programada para realizar o cadastro automático de clientes e fornecedores no software de gestão, e em poucos segundos realizar a validação de dados por meio de consulta aos sites de referência ao mesmo tempo que facilita a visualização de todo o processo por parte das pessoas colaboradoras responsáveis.

Nesse sentido, a automação atua para além de agilizar um processo simples e muitas vezes realizado com frequência, mas disponibiliza uma quantidade maior de tempo de colaboradores em diversos setores. Dessa forma, se torna possível o direcionamento da equipe de trabalho para atividades estratégicas para o negócio, permitindo uma maior produtividade e uso mais inteligente das capacidades humanas das pessoas colaboradoras.

Admissão e dispensa de colaboradores
Muitos processos em setores de gestão de pessoas acabam por se tornar atividades repetitivas que têm grande impacto na rotina de trabalho dos colaboradores no setor. Uma delas é a admissão e dispensa de pessoas colaboradoras. Principalmente em empresas que passam por um processo de expansão, esse processo pode gerar uma grande quantidade de trabalho repetitivo.

A burocracia do processo envolve uma série de etapas técnicas, como recolhimento de documentação, validação de dados junto à pessoa colaboradora e sites de referência, exames admissionais, administração de equipamentos de trabalho, entre outras etapas que são essenciais para processos tranquilos de admissão e dispensa de pessoas colaboradoras.

Aqui a tecnologia RPA pode atuar em todas as etapas do processo com diferentes tecnologias. É possível a criação de um chatbot via WhatsApp para contato com a pessoa colaboradora e solicitação de documentações necessárias, execução do registro nos bancos de dados da empresa, validação automática de informações, criação de perfil de acesso ao sistema, gerenciamento de benefícios e muitas outras tarefas padronizadas.

Assim, para além de tornar mais fluida e tranquila a jornada de entrada ou saída de uma pessoa colaboradora, a tecnologia RPA é capaz de dar mais tranquilidade ao cotidiano em um setor de gestão de pessoas, permitindo o foco em atividades estratégicas, como a resolução de conflitos, estudos para ações de engajamento, aprimoramento dos canais de comunicação interna, entre muitas outras atividades que prescindem de inteligência humana no processo.

Registro de notas fiscais de produtos e serviços
A longo prazo, realizar o registro manual de notas fiscais em softwares de gestão empresarial pode tomar grande quantidade de tempo dos colaboradores de uma empresa. É necessário trabalhar com uma grande quantidade de dados em documentos, que na maioria das vezes apresentam uma formatação própria pouco amigável para quem procura por informações específicas.

Por meio da Automação Robótica de Processos, é possível então tornar essa atividade muito mais prática e rápida. Se trata de uma tarefa simples, mas que ocupa uma grande quantidade de tempo, com o agravante da possibilidade de erros devido à natureza repetitiva que tende a desgastar a pessoa colaboradora a longo prazo.

Cruzamento de dados bancários
Atividade fundamental e recorrente na rotina de pequenas, médias e grandes empresas, a conciliação bancária também é uma atividade suscetível de automação pela tecnologia RPA. O processo de realizar, manualmente e com pouco suporte da tecnologia, o cruzamento de dados das movimentações bancárias do negócio com as entradas em um software de gestão, é uma atividade fundamental, porém altamente suscetível a erros.

A automação dessa atividade, além de tornar o processo mais ágil, permite uma atuação estratégica do setor financeiro, que agora recebe um relatório identificando possíveis erros na conciliação bancária. Isso permite que, com um tempo disponível maior que a tecnologia otimiza, a equipe financeira possa trabalhar em sua resolução estratégica.

Como a ONE4 pode ajudar

Como pudemos ver, a Automação Robótica de Processos pode ser aplicada a diversas atividades muito comuns no cotidiano de empresas em diversos portes, e de uma série de segmentos. A tendência à digitalização de processos já está amplamente presente no cotidiano corporativo, auxiliando empresas a obter um aumento de produtividade e qualidade de vida para seus colaboradores.

Na ONE4Tech somos movidos a gerar tempo. Está em nosso DNA a busca constante pelos melhores resultados para você e sua empresa. E é a partir dessa premissa que estabelecemos nosso processo de implementação da tecnologia RPA junto às empresas parceiras.

O processo de implementação realizado pela ONE4Tech consiste em identificar processos passíveis de padronização nas empresas parceiras, etapa inicial que pode ser realizada em uma consultoria gratuita, e então estabelecer um planejamento para a reestruturação da estrutura organizacional, processos internos e afins consequentes da implementação de nossa tecnologia.

Executado o planejamento, e com a tecnologia já em funcionamento, continuamos junto aos nossos parceiros para acompanhar de perto os resultados, realizar ajustes necessários e propor melhorias.

Com a ONE4Tech sua empresa pode avançar rumo ao futuro no mundo corporativo!