Conheça os novos robôs da ONE4Tech e otimize sua gestão de tempo com economia

Se as mudanças trazidas pela quarta revolução industrial e pela virada do século XXI aconteciam de forma ágil, mas ainda permitiam certa previsibilidade, a pandemia de Covid-19 forçou a aceleração desse contexto. Os processos de cunho tecnológico ganharam força e sentido de urgência e as empresas que ainda não haviam aderido à transformação digital descobriram na prática a necessidade dela.

A complexidade do período pandêmico também impactou a estrutura do mercado de trabalho e a relação das pessoas com seus empregos. Nunca antes se falou tanto sobre propósito profissional, valorização do capital humano e, claro, sobre o quão fundamental a tecnologia foi para que se atravessasse a crise nos últimos anos.

O mundo dos negócios voltou sua atenção para as soluções tecnológicas emergentes. E, dentre elas, para a tecnologia RPA. Segundo projeções do portal ReportLinker, até 2028 haverá um crescimento de 38,8% no segmento somente na América Latina e Central. Apesar disso, ainda há muita desinformação e desconhecimento sobre todo o potencial que a RPA oferece para as empresas.

Neste artigo, você vai ler sobre o que é a tecnologia RPA e entender como os robôs da ONE4Tech transformam a rotina de pessoas e organizações.

Tecnologia RPA: robôs que geram tempo e economia

O famoso provérbio “tempo é dinheiro” foi dito por Benjamim Franklin em 1748. De lá para cá, o mundo mudou drasticamente, mas o ditado segue atual. Hoje, inclusive, podemos afirmar que o tempo se tornou o bem intangível mais valioso que temos, tanto na esfera pessoal quanto profissional.

A RPA (Robotic Process Automation), ou Automação Robótica de Processos, surgiu a partir dos anos 2000. Com o objetivo de facilitar a rotina das pessoas e das empresas, foi desenvolvida através de linguagem de programação e aplicações para automatizar demandas repetitivas e tornar as operações muito mais ágeis, assertivas e escalonáveis.

Por essa razão, a RPA é considerada uma das soluções tecnológicas que mais impulsionam os negócios de diferentes portes e setores. Além de gerar economia de tempo e dinheiro para as organizações, ela é capaz de diminuir erros banais, aumentar o potencial estratégico dos negócios e impactar na retenção de talentos.

Diferente do imaginário popular, em que robôs são máquinas que simulam a estrutura humana, a RPA é na verdade um software que executa tarefas que, até então, exigiam a atuação de pessoas, mas não necessariamente a inteligência delas. Demandas operacionais como coleta e organização de dados, preenchimento e distribuição de documentos padrão ou emissão de relatórios são só alguns dos benefícios dos robôs RPA.

Apresentamos abaixo alguns dos novos robôs que compõe o portfólio da ONE4Tech para que você entenda na prática o potencial das nossas soluções:

1. Be-cac

Responsável por atividades como consulta e emissão de vigência, situação fiscal, extrato e declaração DCTF no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), o Be-cac é o maior aliado da área fiscal. Além de agilizar os processos burocráticos dentro do portal que possui altos índices de instabilidade, o Be-cac é capaz de reduzir em até 80% o tempo de permanência nessas demandas, facilitando a rotina dos profissionais e gerando muito mais economia para as empresas.

2. Sped BX

O Sped BX é outro importante parceiro do segmento fiscal e contábil. Por meio de sua automatização, é capaz de acessar o sistema Receita BX e fazer download de documentos referentes aos últimos 5 anos. Ele também faz todo o gerenciamento e organização dos arquivos, além de atualizar o status dentro do sistema. Assim, diminui consideravelmente as tarefas repetitivas e burocráticas que exigem tempo e atenção dos colaboradores.

3. Contri-B

Assim como o Be-cac e Sped BX, o robô Contri-B auxilia o setor fiscal por meio da validação, assinatura e transmissão de escrituração no aplicativo EFD Contribuições. Podendo gerar recibos e arquivos, ele também tem como função organizar e gerenciar todos esses dados.

4. Kadastra

Partindo para a área jurídica, temos o Kadastra: a solução RPA capaz de realizar as tarefas de cadastro de processos dentro das plataformas e associar os advogados responsáveis através de critérios pré-estabelecidos. Dessa forma, agrega em agilidade e diminuição de erros humanos.

5. Djusti

Também responsável por otimizar as demandas do judiciário, o Djusti opera acessando o Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DeJT). Ele é capaz de realizar pesquisas, fazer downloads e extrair dados de milhares de páginas de documentos. Faz parte de seu escopo organizar essas informações coletadas e disponibilizá-las em arquivos específicos, tornando a atividade muito mais ágil e assertiva.