Tecnologia para empresas: conheça e invista nas principais tendências em 2023

Com a virada de ano, as empresas encontram novos desafios e possibilidades para sua expansão e desenvolvimento no mercado. E no que tange à tecnologia, 2023 promete muitos avanços e a implementação de soluções que irão impactar positivamente todos os segmentos de negócios.

Ainda assim, é muito comum que algumas corporações não saibam quais são essas tecnologias ou por que investir nelas. Em alguns casos, mesmo que as conheçam, não se sentem suficientemente preparadas para a sua adesão, retardando muito do seu potencial de crescimento.

Neste artigo, separamos 5 das principais tendências em tecnologia para 2023 – segundo projeções de mercado, listadas pelo especialista na área e diretor de negócios da InfoWorker Josney Rodrigues Lara – para que a sua empresa não apenas acompanhe as mudanças, como saia na frente:

Se sim, saiba que a tecnologia RPA pode ser a alternativa certa para automatizar as atividades repetitivas presentes no cotidiano da sua empresa, reduzindo processos burocráticos e gerando muito mais tempo, receita e bem-estar para toda a organização.

Quer entender como os robôs RPA funcionam na prática e como nós, da ONE4Tech, ajudamos a transformar a rotina das empresas? Conheça abaixo algumas novidades presentes em nosso portfólio para escalar os seus negócios com velocidade e inteligência:

A compreensão de que a tecnologia é uma aliada e não uma substituta não deixa de lado o alerta: as projeções do World Economic Forum mostram que metade dos profissionais ativos precisarão passar por requalificação até o ano de 2025. Além disso, 85 milhões de empregos poderão ser substituídos, mas milhões deles devem surgir devido às novas relações entre humanos e máquinas.

Apesar dos dados e da realidade que se apresenta no cotidiano das empresas, muitas organizações e profissionais ainda não avançaram na transformação digital e sentem o impacto negativo de não acompanharem as mudanças em andamento. Afinal, é realmente vantajoso investir na combinação entre tecnologia e colaboradores?

1. RPA

A automação é a chave-mestra para gerar mais tempo, receita e estratégia para as organizações em 2023. Independente do segmento ou porte da empresa, a tecnologia RPA surge como solução ideal para a diminuição de processos, redução de custos e agilidade em fluxos antes presentes exclusivamente no escopo dos profissionais.

2. Metaverso

Neste ano, a imersão no metaverso poderá ser o caminho para que as companhias impulsionem suas vendas e ofereçam experiências muito mais completas e impactantes para os seus consumidores. A integração entre o mundo físico e virtual promoverá mais conexão e interatividade.

3. Inteligência de Dados

Os dados permanecem como fator determinante para o sucesso dos negócios. A coleta, a organização, os insights e o uso estratégico dos mesmos é fundamental para que as empresas tenham em mãos as informações necessárias na oferta dos melhores produtos, serviços e jornadas..

4. 5G

Downloads de alta velocidade, mais estabilidade na conexão e maior poder de interconectividade são alguns dos benefícios do 5G, que já chegou em algumas cidades do Brasil ainda em 2022. Agora, a expectativa é que as empresas possam criar novas soluções por meio dele, tornando a sua relação com os clientes ainda mais próxima e efetiva.

5. Ferramentas de cibersegurança

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe alguns desafios, mas também muitas oportunidades para as empresas reforçarem a sua segurança digital e de seus clientes. O setor está aquecido principalmente para as soluções em assinaturas digitais, biometria e mecanismos para verificação de privacidade.

Por que investir em tecnologia RPA em 2023?

Quando falamos sobre os benefícios de investir em RPA, também estamos falando sobre alguns dos principais desafios que as organizações enfrentam. Dentre eles, a má gestão de tempo, os altos índices de rotatividade de funcionários e a cultura muito operacional e pouco estratégica.

A RPA (Robotic Process Automation), ou Automação Robótica de Processos, é uma tecnologia que opera por meio de softwares programados para executar tarefas repetitivas. Ou seja, automatiza atividades e operações que podem ser padronizáveis, sem exigência da inteligência humana para a sua realização.

Como consequência, a automação RPA torna processos internos e externos muito mais ágeis, escalonáveis e efetivos. Além disso, proporciona espaço para que os profissionais executem funções mais estratégicas, melhorando consideravelmente o engajamento e as taxas de retenção.

Segundo um estudo realizado pela Accenture, o investimento nas inovações tecnológicas disponíveis é uma mola propulsora para as empresas: só em 2021, as companhias que adotaram soluções interoperáveis, como é o caso da RPA, aumentaram a sua receita seis vezes mais rápido que aquelas que não.

Entretanto, há uma exigência de maturidade dos negócios, assim como a adesão a uma cultura focada na transformação digital, em que há a integração adequada entre profissionais e tecnologias. E, neste aspecto, nós, da ONE4Tech, podemos ajudar.

Independente de seu segmento e área de atuação, é possível utilizar a tecnologia RPA na sua empresa. Por meio de uma imersão e diagnóstico preciso, os especialistas da ONE4Tech ajudam a identificar quais são os principais gargalos e processos que podem ser robotizados.

Além disso, programamos e implementamos os robôs, oferecemos total suporte e compartilhamos conhecimento em todas as etapas da jornada com os nossos clientes. Possibilitamos assim, mais tempo, lucratividade e autonomia para as pessoas e empresas.