Tecnologia RPA: entenda como ela pode gerar tempo e economia para sua empresa

Você já parou para imaginar quais seriam os resultados do seu negócio se os colaboradores dispusessem de mais tempo para realizar tarefas importantes? Segundo um levantamento realizado pela ISMA-BR (International Stress Management Association Brasil), 62% da população brasileira sofre com a falta de tempo devido ao excesso de atividades na rotina. E dentro das empresas essa realidade é ainda mais complexa.

Enquanto os profissionais sentem que são absorvidos pelas inúmeras tarefas do dia a dia, lidando com as consequências negativas da má gestão de tempo e distribuição de tarefas, as empresas sentem o impacto nas finanças. É nesse sentido que a tecnologia RPA surge como uma das soluções mais assertivas, ágeis e econômicas para os negócios. Neste artigo, falaremos sobre os seus benefícios, tanto para as pessoas quanto para as empresas.

Afinal, o que é a tecnologia RPA?

Softwares, robôs e todas as formas de inteligência artificial se tornaram os nossos maiores aliados na esfera pessoal e profissional. Hoje, contamos com tecnologias capazes de otimizar e simplificar nossas rotinas agregando a elas velocidade e eficiência. Esse é o caso da tecnologia RPA, sigla para Automação Robótica de Processos.

Por meio de aplicações e linguagem de programação, a solução RPA realiza demandas operacionais repetitivas, podendo ser utilizada em empresas de diferentes portes e segmentos, pois oferece otimização para diversas atividades. Dentre elas, podemos citar o cadastro de fornecedores e clientes, admissão e dispensa de colaboradores, registro de notas fiscais de produtos e serviços e cruzamento de dados bancários. Ou seja, os bots absorvem processos repetitivos antes realizados necessariamente pelos profissionais.

Conheça os benefícios da tecnologia RPA

Como citamos acima, a tecnologia RPA é programada para a execução das atividades repetitivas, muitas vezes de cunho operacional. Na prática, isso representa vantagens e benefícios não apenas para o dia a dia dos colaboradores, mas para os resultados das empresas. Confira abaixo quais são os principais benefícios de aderir à tecnologia RPA:

Otimização de Processos

Segundo estimativa do McKinsey Global Institute, 81% do trabalho previsível, 69% do processamento e 64% da coleta de dados poderiam ser automatizados. Tais números nos mostram que o futuro do trabalho exigirá a automatização de processos nas empresas, e os negócios que já aderiram a essa necessidade sairão na frente.

Dessa forma, a implementação de RPA representa melhorias na qualidade e estabilidade das atividades, redução de erros, aumento na velocidade e na precisão das entregas. Ao otimizar os processos, a RPA também proporciona reais oportunidades de escalabilidade nos âmbitos da produção e faturamento.

Melhorias na produtividade

Quantos talentos da sua empresa têm o seu potencial estratégico limitado por estarem envolvidos com demandas recorrentes e meramente operacionais? Essa reflexão é essencial para entender a importância de investir em RPA.

Quando se automatizam processos, os profissionais encontram espaço para atuarem de forma mais tática, com atividades que exigem necessariamente a inteligência e conhecimento humanos.

Nessa lógica, há melhoria na produtividade dos colaboradores, além de impactos positivos no engajamento, desenvolvimento e retenção dos talentos. Afinal, as pessoas se sentem mais valorizadas em suas atividades e o capital humano é utilizado de maneira eficaz.

Aumento do ROI e economia

Se já vimos que com a tecnologia RPA é possível otimizar processos, aumentar a escalabilidade e tornar os profissionais mais produtivos e realizados em suas funções, é consequência que haja economia de gastos e melhoria nos índices de ROI.

Além disso, o investimento na automatização de processos gera redução de custos com contratação de funcionários para execução de tarefas exclusivamente mecânicas. Assim, possibilitando resultados financeiros muito mais promissores e em menor tempo.

A tecnologia RPA pode substituir os profissionais?

Projeções feitas pela consultoria Gartner trouxeram uma estimativa de que 90% das empresas utilizariam RPA em seus processos somente em 2022. Ainda assim, a preocupação de que RPA pudesse substituir os profissionais segue por uma linha contrária aos benefícios agregados com a solução.

Enquanto os robôs agregam valor nas demandas de grande volume, que exigem precisão (como cálculos matemáticos, por exemplo) e alta dedicação temporal, as pessoas acrescentam em atividades que pedem criatividade, inovação e estratégia. Dessa forma, há um enorme potencial em aliar tecnologia RPA nas atividades das empresas, sem qualquer exclusão ou diminuição da capacidade humana.

ação de processos gera redução de custos com contratação de funcionários para execução de tarefas exclusivamente mecânicas. Assim, possibilitando resultados financeiros muito mais promissores e em menor tempo.

Conheça alguns dos robôs da ONE4tech

Para que você entenda na prática como a RPA pode transformar o seu negócio, trouxemos alguns dos robôs da ONE4tech e as soluções e vantagens que eles agregam:

1. Bene

Grande aliado do setor de Recursos Humanos, o robô Bene automatiza os processos de compra de benefícios de forma ágil e efetiva. Por meio da inserção de dados sobre os colaboradores da empresa, o Bene realiza a compra de auxílios como vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição.

O Bene também é capaz de gerar relatórios e gráficos sobre os pagamentos de benefícios, reduzindo o tempo que o time de gestão de pessoas gastaria nessas atividades e reduzindo consideravelmente possíveis erros.

2. Peci

O Peci, por sua vez, trabalha em prol da área jurídica ao redigir petições e enviá-las aos setores responsáveis. Sua função é executada através da coleta de informações das partes envolvidas na petição e automatização do preenchimento de um modelo pré-estabelecido. Além disso, o Peci faz o upload dos documentos no local adequado.

Assim, essa tecnologia é capaz de otimizar o tempo dos advogados e profissionais do setor jurídico e atuar na redução de erros suscetíveis nessa demanda.

3. B-Social

A área contábil também se beneficia com os nossos robôs. Com o B-Social, o gerenciamento de assinaturas digitais em portais governamentais acontece por meio da automatização. O B-Social também é capaz de realizar o cadastro de rubricas e atualizar planilhas de gestão desses processos. Como consequência, há melhorias em relação aos prazos, otimização do tempo dos profissionais e redução considerável de erros.

Através do Bene, Peci, B-Social e todos os demais robôs da ONE4Tech, geramos tempo e impulsionamos o futuro do trabalho mais estratégico e humano!